Plataforma vai otimizar cadastro das beneficiárias do Programa Criança Alagoana e estará disponível a todas cidades do estado
Karina Lima Moraes
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apresentou, nesta segunda-feira (6), por meio de reunião remota, o novo sistema de gestão do Cartão CRIA aos coordenadores municipais dos 102 municípios do estado. A plataforma - totalmente desenvolvida em Alagoas - vai otimizar o processo de cadastramento das beneficiárias do Programa Criança Alagoana, tornando mais eficiente e seguro o cadastro, acompanhamento e controle do Cartão CRIA.
O novo sistema já está vigente. Durante a apresentação, foram mostrados os diferentes recursos disponíveis e sanadas eventuais dúvidas. “Fizemos uma reunião com os 102 municípios, como já estava no nosso planejamento anual, apresentando o novo sistema aos coordenadores municipais e mostrando as facilidades tecnológicas que a nova plataforma vai proporcionar ao cadastro do Cartão CRIA. É um ganho enorme, para os nossos parceiros municipais, um recurso digital deste porte, totalmente desenvolvido em Alagoas, numa integração entre a Seades, a Secti e a UFAL”, disse Daniella Gazzaneo, superintendente da Seades e coordenadora estadual do Cartão CRIA.
O sistema é o resultado da solicitação da Seades à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Em parceria com o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Secti desenvolveu uma plataforma que, entre outros recursos, dá a possibilidade de inserção de novos perfis, a viabilização da geração de relatórios, a vinculação de limites cadastrais e a averiguação de dados dos cadastros de acordo com o perfil das beneficiárias do Cartão CRIA.
A versão 0.1 do novo sistema foi desenvolvida em dois meses e meio. Os realizadores do projeto mantiveram as antigas funcionalidades, mas tornaram o sistema mais seguro e completo. O trabalho de aprimoramento, manutenção e inclusão de novas demandas continua nos próximos meses.